Projeto Social

Profissional do futuro

É um projeto social que foi idealizado há mais de cinco anos. Porém, só foi possível a realização no início de 2010.
Desde que iniciei minha vida profissional, percebo a necessidade de mudar a mentalidade dos profissionais quanto à postura e empreendedorismo dentro das empresas. Essa percepção vem de quando trabalhávamos com pessoas motivadas e tínhamos uma produção acima da média; e quando ao contrário, essa produção era cerca de 50% a menos.
A junção da necessidade do mercado com o desejo de iniciar um projeto social, fez com que nascesse o Projeto Social: "Profissional do Futuro".
Foram recrutados jovens e adultos, desempregados, acima de 13 anos da zona rural e também urbana. Sendo o pré-requisito principal estar desempregado.
A metodologia utilizada inicialmente é, em sua totalidade, da prática adquirida no dia a dia de anos de experiência de mercado, tanto dos idealizadores quanto dos voluntários que apóiam o projeto. Hoje percebemos que só demos o “ponta pé” inicial e, no restante, estamos sendo abençoados por recebermos ajuda mútua.
São encontros quinzenais com duração de seis meses, onde disponibilizamos a certificação dos encontros no final do curso. Sendo que a primeira turma do curso se formará até o final deste ano (2010).
Temos convicção dos resultados finais por termos certeza que estamos trilhando o caminho certo, devido aos feedbacks tanto da equipe como dos familiares. Porém, só podemos afirmar isso quando esses profissionais entrarem no mercado de trabalho.



Destaque na mídia impressa

Matéria públicada no Jornal da Cidade.




Matéria publicada no portal do jornal Bom Dia em 22/11/2010 - Agência BOM DIA

Casal monta sala em casa e dá curso de graça para os profissionais do futuro
Empreendedor e consultora resolvem passar adiante tudo o que aprenderam no trabalho - e já colhem frutos
Força de vontade, conhecimento e solidariedade. Essas características unidas criaram um projeto voluntário que pretende capacitar gratuitamente quem precisa de emprego.
O projeto social “Profissional do futuro” surgiu em uma sala improvisada nos fundos da casa do empreendedor Valdemir Gabriel Vieira, 39 anos, e de sua mulher, a consultora Damáris de Melo Pádua, 34, como a idealização de um sonho alimentado durante cinco anos.
“Nós sempre quisemos fazer um trabalho para a sociedade. Eu me sentia recebendo demais sem dar nada em troco”, conta ele.
Os dois resolveram dar aulas baseadas em suas próprias experiências profissionais. A ideia era atender jovens, mas com o andamento do projeto, chegaram a atender pessoas de até 46 anos.
Para Valdemir, o começo foi difícil: “Ninguém colocava confiança. Achavam que era só um sonho”.
No início deste ano, o casal deu início ao trabalho. Sem saber muito bem por onde começar, mas certos de onde queriam chegar, começaram a selecionar os futuros alunos.
“Íamos nas casas, fazendo questionários, perguntado aqui e ali quem precisava de emprego”, conta Damáris.
Com uma primeira turma de 16 alunos e uma equipe de dois professores voluntários, as aulas começaram. Não demorou muito, no entanto, para que o projeto ganhasse adeptos.
“Quando o pessoal percebeu que ia dar certo, começou a nos procurar”, conta ela.
Hoje, o “Profissional do Futuro” já tem dez voluntários, uma porção de admiradores e vários alunos que já estão trabalhando.
CRistina Vieira Ortiz, 20, é um dos maiores exemplos para o grupo. Há dois anos desempregada, ela não tinha mais motivação.
“Eu estava desanimada. Eles foram até a minha casa, me animaram. Agora, estou aproveitando cada momento do curso e do emprego”. Em 4 meses de curso, ela já tinha duas vagas para escolher.
No vídeo, CRis explica o que tem absorvido do curso.
Valdemir conta orgulhoso: “Ela mudou o cenário e fez isso por ela mesma, porque a busca é individual. Cada um suga o máximo de aprendizado que pode”.
Confiante, ela pretende se especializar: “Comecei com emprego e no ano que vem eu faço uma faculdade de administração”.
Júlio César Ribeiro Júnior tem 15 anos e já busca a especialização: “Eu ainda não resolvi o que eu quero, mas com o curso mudei a minha percepção das coisas. Aprendi muito”.
Os dois concordam: “Se não fosse pela iniciativa voluntária, eu não poderia pagar um curso desses”.
As aulas do “Profissional do Futuro” acontecem quinzenalmente, aos sábados. A primeira turma do projeto se forma nesse final de ano e, mediante os bons resultados, os voluntários pretendem dar continuidade ao curso.
Assim, as incrições para a nova etapa, que terá início no começo de 2011, já estão abertas. Aos interessados, Valdemir explica que as aulas oferecidas são multidisciplinares.
Os alunos tem contato com matemática, português, empreendedorismo, informática e outras disciplinas. "Nós usamos dinâmicas e temos um método que pretende quebrar com o mecanicismo e com a ideia de que o ensinamento é só técnico".
Nos vídeos, o casal explica a dinâmica das aulas.
Os interessados podem entrar com contato com Valdemir pelo telefone (14) 96520083 e com Damáris pelo (14) 96130520.


Voltar